Psicanálise Contemporânea

A psicanálise é uma abordagem clínica que privilegia a escuta e a investigação do inconsciente, de suas manifestações subjetivas e efeitos sobre a vida emocional, relacional e cotidiana do paciente que procura tratamento psicológico.

Isso significa que frequentemente o paciente desconhece as razões, as causas, origens e motivações de seus comportamentos, escolhas e experiências. Esses elementos estão habitualmente inacessíveis à consciência.

Ao desconhecer características fundamentais de si próprio, o paciente tende a repetir experiências que lhe causam sofrimento, dor psíquica e prejuízos diversos.

Outras vezes, o paciente não consegue elaborar afetivamente situações difíceis, conflitos e circunstâncias traumáticas em sua vida.

Fundada por Sigmund Freud no final do século XIX, a psicanálise apresenta vertentes distintas de pesquisa, concepção e recursos terapêuticos. Psicanalistas pós-freudianos e contemporâneos aprofundaram e ampliaram o escopo de investigação, alcance e atuação da clínica psicanalítica.

O que é a psicanálise contemporânea?

A psicanálise contemporânea2 é uma abordagem atualizada e configurada para as demandas, angústias e anseios do sujeito inserido no mundo atual, marcado pela alta competitividade, aceleração dos ritmos e proliferação de incertezas.

Pautada sobre rigorosas normas éticas e de sigilo próprias da profissão, a psicanálise contemporânea privilegia o vínculo entre analista e analisando, a construção mútua de recursos para uma compreensão maior do sofrimento e da singularidade do paciente, o foco não apenas em experiências passadas (infância), mas também nas circunstâncias atuais (trabalho, amor, família etc.) da vida da pessoa que procura tratamento.

É fundamentada num enquadre analítico que busca favorecer os prospectos da elaboração subjetiva, de movimentos internos e externos curativos, num processo dinâmico e transformador.

2 É uma reconfiguração, extensão e aprimoramento do legado e das contribuições científicas das psicanálises freudiana (Freud) e pós-freudiana (Ferenczi, Winnicott, Melanie Klein, Bion, entre outros), numa tradição teórico-clínica inaugurada por ilustres psicanalistas franceses como André Green e Jean Laplanche, entre outros.

Faça o seu agendamento

O agendamento pode ser realizado pelo celular:

+55 (21) 98111-3895

Combinaremos o dia e horário do atendimento, o acordo sobre honorários, bem como a plataforma tecnológica mais recomendada para a consulta.

Você também pode tirar suas dúvidas através do formulário de contato.