Muito contente em anunciar o lançamento do meu segundo livro, agora como coautor, em parceria com os estimados Rony Natale e Monah Winograd, “Pulsão de Morte, Trabalho de Cultura e Transgressão: Introdução à Obra de Nathalie Zaltzman”, que (mais uma vez!) versa sobre o tema da pulsão de morte.

Desta vez, o conceito é explorado por um viés diferente, a partir das contribuições da ilustre psicanalista francesa Nathalie Zaltzman. Após a apresentação inicial do viés anarquista da pulsão de morte – luta e resistência contra forças que diminuem ou anulam a existência e a vida –, algumas proposições sobre a clínica são aprofundadas. Destaca-se a importância da ação de desligamento operada pela pulsão de morte e a urgência da escuta, no tratamento, das manifestações dessa força. Por fim, para expandir a discussão, são abordados o processo civilizatório e o trabalho de cultura em seu viés transgressor, em um esforço de apreensão da dimensão maléfica do humano, negada a qualquer custo pela perspectiva civilizatória. Por ser negada, essa dimensão ecloridiria de formas violentas e desintegradas, sem a oportunidade de uma elaboração ou vias de recondução. Desse modo, a barbárie permaneceria eternamente presente. Obrigado, Rony e Monah.

Link para adquirir o livro:

https://www.editoraappris.com.br/produto/4547-pulso-de-morte-trabalho-de-cultura-e-transgresso-introduo-obra-de-nathalie-zaltman